A UERJ participa do Prodocência-2010 (Edital 028/Capes) com o projeto “Interação Universidade-Escola: Vivenciando a Formação Docente” que teve início em setembro de 2011. Nossa proposta articula um conjunto de atividades, ações e projetos que têm norteado ao longo dos últimos dois anos, os trabalhos das Unidades Acadêmicas envolvidas, na tentativa de aproximar teoria e prática pedagógica, de promover a integração entre as Licenciaturas e, entre a UERJ e as escolas públicas de Ensino Básico. Os trabalhos que estão sendo desenvolvidos têm aberto novos caminhos em direção às escolas da rede pública e buscado com elas diálogos mais próximos, mais críticos e mais problematizadores. Esta aproximação entre a escola pública e a universidade enriquece ambas, na medida em que promove a troca de saberes e ações entre uma entidade que difunde o conhecimento no Ensino Básico e a outra que produz este conhecimento e habilita profissionais para executar esta difusão.
O projeto “Interação Universidade-Escola: vivenciando a formação docente” atua no Ensino Básico, e envolve Escolas e Unidades Acadêmicas da UERJ localizadas nos Municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e São Gonçalo, no Leste Fluminense. Na cidade do Rio de Janeiro, Campus Francisco Negrão de Lima, participam as seguintes Unidades Acadêmicas e Licenciaturas: Instituto de Artes (IART)/ Licenciatura em Arte; Instituto de Física Armando Dias Tavares (IFADT)/ Licenciatura em Física; Instituto de Letras (ILE)/Licenciaturas em Português/Literaturas e Português/Espanhol e o Instituto de Química (QUI)/ Licenciatura em Química. No Município de Duque de Caxias, a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) participa do Prodocência com a Licenciatura em Matemática. Em São Gonçalo, a Faculdade de Formação de Professores (FFP) participa com os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia.
As ações propostas no Prodocência-UERJ estão diretamente vinculadas às atividades desenvolvidas em disciplinas de metodologias de ensino e práticas pedagógicas específicas, às atividades desenvolvidas em Laboratórios de Ensino e às propostas dos Projetos de Iniciação à Docência, e se articulam com o Estágio Supervisionado Curricular de seus respectivos Cursos.
As principais metais do projeto têm sido: (i) Identificação do estado de arte atual dos Cursos de Licenciatura da UERJ e estudo avaliativo do perfil dos estudantes e das principais dificuldades enfrentadas por eles no decorrer da Graduação; (ii) constituição e melhoria das condições de funcionamento de laboratório de Ensino; (iii) produção de material didático e (iv) organização de seminários e produção de relatórios e artigos científicos de divulgação sobre o trabalho realizado.
Maria de Fátima Teixeira Gomes Coordenadora Geral do Prodocência - UERJ
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